A Importância da Monitorização da SpO2

A oximetria de pulso arterial fornece dados de relevância clínica sobre a saturação de oxigênio carregado pelas hemoglobinas presentes no sangue arterial e permite analisar a amplitude e a frequência de pulso, tanto na fase de repouso como de atividade, de indivíduos de qualquer faixa etária, em hospitais, no cuidado domiciliar ou em unidades móveis de cuidados à saúde. É amplamente utilizada por ser não-invasiva, monitorizar de maneira contínua, além de ser uma técnica de instalação simples e indolor.

A importância da oximetria consiste em permitir a medição ininterrupta da saturação de oxigênio (SpO2) da hemoglobina arteriolar; esta monitorização fornece informação acerca dos sistemas cardíaco e respiratório e do transporte de oxigênio no organismo. O que oferece aos médicos e demais profissionais de saúde elementos para uma avaliação mais precisa das condições físicas dos pacientes, principalmente daqueles com problemas respiratórios ou após uma operação ou numa situação que exija um tratamento intensivo.

Contudo, a qualidade das medições de SpO2 depende de diversos fatores, como o posicionamento e o tamanho correto do sensor, do fluxo sanguíneo no local de aplicação do sensor, da exposição à luz ambiente e movimentação do paciente.

Para diminuir os problemas na verificação da SpO2 por meio da oximetria de pulso arterial, a Philips desenvolveu e patenteou a tecnologia FAST-SpO2, um sistema de medição de oximetria de pulso que utiliza algoritmos de processamento de sinal tolerantes ao movimento do paciente baseados na Tecnologia de Supressão de Artefatos Fourier (FAST). Este algoritmo permite obter quatro medidas:

1. Saturação de oxigênio em sangue arterial (SpO2) – percentual de hemoglobina oxigenada em relação à soma de oxiemoglobina e desoxiemoglobina (saturação funcional do oxigênio arterial).

2. Forma de onda Plet – indicação visual do pulso do paciente.

3. Frequência de pulso (derivada da onda pletismográfica) – pulsações detectadas por minuto.

4. Indicador de perfusão – dado numérico da porção pulsátil do sinal medido gerado pela pulsação arterial.

O FAST-SpO2 elimina também interferências de luz ambiente e eletromagnéticas, proporcionando valores precisos mesmo com baixa perfusão periférica.

A tecnologia FAST-SpO2 – oximetria de pulso Philips – está disponível em todos os monitores das linhas IntelliVue e Efficia. Saiba mais sobre o nosso portfólio de monitoramento de pacientes entrando em contato conosco. Clique aqui para maiores detalhes sobre este equipamento.

Bibliografia:

CARRARA, D.; AVELAR, A.; KUSAHARA, D; PEDREIRA, M. Oximetria de pulso arterial. Disponível em: http://portal.coren-sp.gov.br/sites/default/files/oximetria%2022- 12.pdf. Acesso em: 13 de dez. 2016.