Fazendo a diferença em saúde

Informação que vale ouro para obter diagnósticos mais rápidos e confiáveis

Cremos que profissionais médicos devem concentrar seu tempo no paciente e em seu tratamento e tomar decisões baseadas em dados relevantes, melhorando os resultados clínicos. É nossa missão criar as soluções de que precisam para prover diagnósticos e tratamentos mais rápidos e confiáveis. Nos últimos anos desenvolvemos e disponibilizamos, deforma bem sucedida, um serviço vencedor de Registro Eletrônico em Saúde (RES), que serve como nosso trampolim para o futuro. Nossa ambição é desenvolver novas soluções que permitam que médicos, enfermeiros e profissionais de saúde concentrem-se em seus pacientes pela digitalização dos serviços clínicos e, assim, possam prover comunicação ininterrupta de dados relevantes por todo o contínuo médico. Almejamos dar-lhes toda informação necessária o tempo todo, preparada e apresentada de forma fácil e digerida. Atualmente estamos enriquecendo essa informação com inteligência clínica e ferramentas de apoio à decisão, capacitando-os a obter diagnósticos mais rápidos e confiáveis, da prevenção à cura. Indo além, as soluções de TI em Saúde serão a fronteira da decisão clínica de uma forma digital, segura, amigável e móvel.

Na verdade, dados clínicos são mais que informação. O gerenciamento de dados clínicos na ponta dos dedos de profissionais médicos confere eficiência e melhor gerenciamento de pacientes. Enfrentando desafios sociais como o envelhecimento da população e a multiplicação de doenças crônicas, as soluções de Registro Eletrônico em Saúde (RES)/ Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP)¹ precisam aumentar constantemente a relevância dos diagnósticos enquanto melhoram a eficiência das terapias com múltiplas fontes de informação em tempo real (dispositivos, TI, entradas clínicas, etc.).

Para apoiar e cumprir esse propósito desenvolvemos o TASY como solução multifuncional única para servir aos propósitos de PEP/RES. Essa solução global é uma ferramenta corporativa multi-site completa que se conecta a qualquer subsistema hospitalar ou de rede de hospitais como solução thin-client para todos os usuários (médicos, enfermeiros, profissionais da área médica).

Tal nível de integração permite que o desenvolvimento de nossas soluções inovadoras siga três caminhos distintos: Clínico, Experiência do Usuário e Saúde Móvel. Clinicamente, opróximo nível de integração levará ao desenvolvimento de sistemas de decisão clínica focado em doenças através de medicina baseada em evidências, incluindo a alavancagem de mecanismos de raciocínio semântico em grandes bancos de dados. Essa é a área do “Big Data”, traduzida no Tasy em “dados inteligentes e acessíveis e clinicamente relevantes na ponta dos dedos dos médicos” em áreas como cardiologia e oncologia. Por exemplo, em estreita colaboração com a pesquisa Philips, médicos se beneficiam com um “sistema que obtém automaticamente informação relevante” por meio de capacidades sensíveis ao contexto (Context Aware). O apoio à decisão clínica incluirá Gerenciamento de Caminho Clínico e Otimização de Recursos.

Com foco na experiência do usuário, a relevância do diagnóstico em tempo real e das opções terapêuticas será aumentada com a comunicação dos resultados aos médicos por meio de serviços online. Em estreita parceria com o Philips Design Group, a Philips almeja investir na melhor experiência do usuário, definindo nossos caminhos e fluxos de trabalho para elevar a qualidade do resultado ao paciente: usabilidade, ergonomia e responsividade são os pilares-chave.

No front da mobilidade, nossa ambição é continuar desenvolvendo soluções orientadas a TI que capacitam os médicos a se concentrar em seus pacientes enquanto compartilham dados em toda a cadeia. Essa meta será atingida conectando pacientes em casa e médicos no hospital por meio de portais que permitem o envolvimento do paciente e acessos móveis variados. Indo além do gerenciamento ambulatorial, queremos apoiar a abordagem do tratamento integrado desenvolvendo um fluxo de trabalho clínico para tratamento primário totalmente integrado com secundário e terciário. Isso permitirá um Contínuo de Tratamento e um Contínuo de Saúde completos.

Por fim, forneceremos a médicos e pacientes toda informação de que precisam no momento certo, preparada e apresentada para ser facilmente usada e digerida. Enriqueceremos essa informação com inteligência clínica e ferramentas de apoio à decisão, capacitando todos os responsáveis pelo tratamento para que façam diagnósticos rápidos e confiáveis enquanto participam ativamente das decisões clínicas. Isso contribuirá significativamente com a meta de medicina precisa e tratamento personalizado.

Texto: Jerome Galbrun- PhD – Diretor de Marketing Senior da Philips

Artigo publicado originalmente na Revista Healthcare IT, Nº 14, 2016. [http://migre.me/whf66]

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1.Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP) é a versão digital dos formulários de papel nos consultórios

médicos. Um PEP contém todo o histórico médico e terapêutico do paciente. O Registro Eletrônico em

Saúde (RES) foca-se na saúde total do paciente, indo além dos dados clínicos colhidos no consultório e

oferecendo uma visão mais ampla do tratamento do paciente. O RES foi concebido para se estender

além da organização que originalmente coletou e compilou a informação.